domingo, 26 de dezembro de 2010

domingo, dezembro 26, 2010 - No comments

VALEU A PENA TEIMAR

Sua história de vida virou filme e contada em oito livors biográficos. Um retirante nordestino que viajou treze dias numa caminhonete "pau-de-arara", foi para São Paulo com a familia em busca de melhores condições de vida. Entre outros trabalhos, o de torneiro mecanico no ABC é o mais marcante, pois começou sua trajetória politica no sindicato de Metalurgicos, assumindo a presidência. Fundou o Partido dos Trabalhadores. Foi preso durante o regime militar, por se posicionar contra o regime opressor. Mais tarde, elegeu-se deputado Federal e participou a Assembleia Constituinte, um momento marcante da historia do Brasil, pois o país começava instituir a redemocratização.

Depois de perder tres eleições consecutivas, (89,94,98) na disputa pela presidência, Lula tornou-se o primeiro presidente operário do Brasil em 2002. Com um discurso mais moderado, porém voltado a atender as demandas do déficit social do Estado com o povo brasileiro, e como político mais experiente, Lula fez importantes alianças partidárias e se elegeu no dia 27 de outubro, dia do seu aniversário, com quase 53 milhões de votos contra o tucano José Serra. Uma vitória histórica: pela primeira vez um candidato popular, representando a classe trabalhadora, chega ao cargo de presidente do Brasil.

Em 2006, é reeleito presidente, na disputa contra Geraldo Alckmin, no segundo turno. Este ano abraçou a campanha de sua indicada e partidária Dilma Roulsself, eleita para a gestão 2011 a 2014.
                Devido à expansão do programa Bolsa Família, o crescimento e a estabilidade econômica (o Brasil devia ao FMI, passou a emprestar; entrou depois e saiu primeiro da crise mundial   ), a situação política relativamente controlada, a consolidação de projetos, como Luz Paratodos, Prouni, Minha Casa Minha Vida, PAC, UPPs, a implantação do SAMU, a ampliação e construção de Universidades Federais, a transposição do Rio São Francisco, e a quebra de recorde em geração de emprego, que provocaram mudanças econômicas e sociais relevantes, Lula deixará o Palácio da Alvorada com a maior aprovação já registrada: 87 % da população aprova o seu governo.
Lula conquistou reconhecimento mundial, foi premiado no exterior, integra a lista dos políticos mais influentes do mundo. O Brasil conquistou, por eleição, o direito de sediar a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016, com empenho e planejamento via Governo Federal. Sarcozy, presidente francês, cogitou a possibilidade de Lula ocupar o cargo de Secretário Geral da ONU. Um retirante nordestino predestinado, torneiro mecânico, (corintiano fanático) que sentiu na pele o sofrimento do povo miserável (sabe o que é passar fome), não aprendeu falar inglês, mas aprendeu com seus pais os valores essenciais para a conduta integra de um homem...Não tem diploma universitário, mas entra para a história do Brasil como o melhor presidente deste país.
             Lula deixa um legado de projetos e programas para sua sucessora dar continuidade. Um país estável, em crescimento, em expansão na questão de igualdade social, milhões de pessoas saíram da linha da pobreza, e outras milhões subiram da classe C para média. É inegável que tenha ocorrido erros no seu governo, é praticamente impossível não ter, governando um país de dimensão continental, com situações complexas e trâmites complicados de se resolver, sobretudo pela estrutura socioeconômica implantada há séculos, e mantida por governos anteriores. É admissível que temos muitos problemas para se solucionar na educação, na saúde, na segurança. Porém, é notório e marcante, que no Brasil de hoje, as condições de vida do povo, principalmente da classe media-baixa, é bem melhor do que num passado recente. Nunca antes na história do país, o Brasil teve um presidente da competência e visão social como Lula.
Valeu a pena teimar...

0 comentários:

Postar um comentário