sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

sexta-feira, dezembro 17, 2010 - No comments

DEPUTADOS E SENADORES AUMENTAM PRÓPRIOS SALÁRIOS

O Congresso Nacional aprovou o reajuste salarial dos deputados, senadores, ministros e da presidente Dilma, nesta quarta (15). Todos esses cargos passarão a receber 26, 7 mil reais. Os parlamentares recebem 16, 5 mil R$. Um aumento de 61%. O salário da presidente será acrescido em 133%, e dos ministros 150%, para nivelar ao teto do STF.

Em menos de 5 minutos o Senado aprovou o reajuste que poucas horas antes havia sido decretado pelos Deputados. A aprovação foi deferida numa rapidez incomum para projetos que tramitam no Congresso.

Os senadores José Nery (PSOL-AP), Marina Silva (PV-AC) e Alvaro Dias (PSDB-PR) opuseram à medida. Nenhum deputado ou senador discursou  a favor da aprovação, embora o projeto tenha sido deferido. A questão é: esses senadores que se dizem contra, vão recusar o aumento? Será que não se trata de uma estrategia politica para cativar o prestigio da população? Pra refletir...
Tirica diz ter chegado numa boa hora. O Congresso começa a virar um circo, literalmente. Com todo respeito ao profissionais do espetáculo circense. Salvo alguns raros politicos serios e integros, embora sejam convenientes e coniventes com essa aprovação...

Uma falta de respeito com a população. Uma medida que causa indignação. O aumento dos próprios salários, em "apenas" 10 mil e duzentos reais é votado com uma rapidez que geralmente não se vê no Congresso.Quantos projetos de interesse popular, que benficiam a sociedade estão emperrados? Por que não aumentam  os salários dos trabalhadores: dos garis, dos policiais, dos professores, dos médicos, dos servidores publicos em geral? Quantos programas sociais este dinheiro do aumento poderia bancar? Por que não fizeram um plebicito para saber se o povo concorda com o aumento?

Essa medida reduz a credibilidade da classe politica. A sociedade civil poderia se mobilizar e protestar contra esse aumento. É um momento oportuno para a população mostrar sua  indignação com os "representantes" que escolhemos .
O voto de deputado e senador, o eleitor não dá muita importancia. Mas, são eles que criam projetos de leis, fiscalizam o executivo e direcionam verbas para diferentes setores.

Conclusão: a nossa recente democracia é parcial,  e o voto deveria ser facultativo.

0 comentários:

Postar um comentário