GOIABEIRA

HISTÓRIA

Conta-se pessoas idosas que o nosso ilustre povoado começou  através de uma senhora que aqui passou vendendo bebidas alcoólicas embaixo de um umbuzeiro (umbuzeiro esse que serve de suporte a outras comerciantes também, como o senhor Manezinho que vendia carne). Esta senhora vendia bebida para pessoas que moravam nas proximidades e que aqui se encontravam para beber e ‘prosear’. O povoado teve sua fundação em 15/11/1947.


José Lopes e esposa

Depois destes vieram José Lopes e sua esposa que construíram a primeira casa próximo onde atualmente é a praça São João. Na sequencia o senhor Gregório Mateus e família e logo após o senhor Manoel (mais conhecido como Pepino).

Aos poucos o local foi sendo povoado e segundo relatos foi construída a primeira casa do povoado, onde hoje é a residência de Lucival (neto de João Carneiro) e família. Nessa residência moraram Osmar e Joanita e nessa casa nasceu o primeiro filho do casal que eles deram o nome de Fernando. Após algum tempo o senhor João Carneiro e alguns de seus filhos vieram morar no local.

João Carneiro e D. Frazinha

Sem dúvida o senhor João Carneiro contribuiu para o crescimento e prosperidade do povoado. Abriu um pequeno comércio e hospedou em sua casa a ilustre professora Aracy Mero Mascarenhas, contribuindo assim para a alfabetização de muitas pessoas. Alem disso promoveu também várias festas que alegravam o povo do lugar.
A primeira igreja católica foi fundada no ano de 1958.
Existia um time de futebol chamado Fluminense, entre os jogadores estavam: Antonio Titinho, Zequinha, Francisco e Lori.
Assim sutilmente foi surgindo o povoado de Goiabeira também conhecido como Vila Carneiro, pois, segundo relatos quando os moradores foram fazer seus títulos de eleitor percebeu-se que havia muitas pessoas com o sobrenome Carneiro. Está localizado a 8 km da sede do municipio.

Destaques


Gregório Mateus foi o 1º técnico de futebol do povoado do time Fluminense.

José Pedro Carneiro (pedreiro mais antigo) e filho mais velho de João Carneiro, construiu várias casas.


Personagem folclórico
Nair Ramos Carneiro – esposa de José Pedro Carneiro
Essa moradora da Vila pode ser considerado parte importante da história do povoado especialmente no que diz respeito a difusão do artesanato.
Fazia objetos de barro para as lapinhas do Natal (ovelhas, bois, jumentos) e também casas e igrejas de papelão, etc. Com isso mantinha a tradição do presépio no povoado.
Era também bordadeira de “mão cheia”.
Organizava a festa de Reis no povoado, na qual confeccionava roupas e colares para serem usados por crianças e adultos no dia da Festa de Santos Reis. Tudo com muita perfeição.


Fatos históricos

Conta-se que no ano de 1960 a Igreja Católica do povoado sofreu danos por causa das fortes chuvas e desabou e teve que ser reconstruída.

Mistério

Há relatos que em certa época os moradores de Goiabeira ouviam um barulho muito esquisito e todos ficavam com muito medo. Chegavam a fechar as portas de suas casas e ‘escorar’ com tábuas, pois, sentiam-se ameaçados e apavorados com o misterioso barulho.
Então João Carneiro foi na fazenda Bom Jardim, de onde vinha o barulho, e descobriu que simplesmente era um senhor com uma cuia e um cordão. Tudo isso para chamar a atenção de sua amante...

________________________________________________
Atualmente o povoado está bem desenvolvido e conta com um comércio local considerável, além de cybers, igrejas diversas, facilidade de transporte, escola com Ensino Médio. O povoado é um celeiro de universitários, são cerca de 15, entre formados e estudantes em curso. Tem certa efervescencia cultural: grupo de capoeira, festa junina tradicional, gincana juvenil, Mostra Cultural da Escola João Carneiro, festas religiosas, campeonato de futebol. Na  comunidade que tem cerca de mil habitantes, há músicos, desenhistas e artistas, como Pepeu Ramos, que tem quadros espalhados pelo Brasil e no exterior.

  PEPEU RAMOS, O ARTISTA DA COMUNIDADE

    Conhecido por suas pinturas,Pedro Ramos Carneiro também conhecido pelo nome artístico de Pepeu Ramos,descobriu cedo o gosto pela pintura,mesmo vindo de família humilde,conseguia dividir seu tempo entre atividades do dia a dia que incluíam trabalhar para ajudar a família,arrumava tempo para seu principal hobbi desenhar e pintar.

        

    Nos anos 80 começou a pintar em telhas,anos 90 começou a desenhas as primeiras obras relacionadas a realidade de sua terra,retratando o dia a dia do trabalhador do motor de Sisal,suas obras ficaram conhecidas por toda regia sisaleira e alguns lugares do brasil e ate em outros países como Holanda,Portugal,Estados Unidos entre outros,devido a perfeição e riqueza em detalhes de sua pintura.
___________________________________________________


FOTOS ANTIGAS E ATUAIS

Fernando, primeiro nascido na Vila, filho de José Lopes.


 Professora Aracy.

Reforma da igreja católica



Praça São João, sem as arvores. Os "jardins" eram usados para a prática de futebol e volei, inclusive onde se realizava campeonato mirim, que virava atração aos domingos.


Dramatização de uma gincana, realizada no final dos anos 90.

















 
Procissão organizada pela comunidade catolica e padre Reis.




 Praça nos anos 90                                           
                                            
                                             

  Foto atual da Praça
  
Aula de capoeira

















Igreja Assembleia

Igreja católica


Igreja Batista

Sisal, principal atividade economica da região

Vegetação local.
______________________________________________________________

   
FONTE: http://www.sertaoetecnologiaequipebranca.blogspot.com/
              blog da equipe campeã da gincana da Escola João Carneiro.

                                         
































  











 


 

0 comentários:

Postar um comentário