quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

quinta-feira, janeiro 06, 2011 - No comments

O desafio: aliar educaçaõ e tecnologia

No mês que vem começa mais um ano letivo nas escolas publicas da rede Estadual. Ano passado tive um experiencia bacana, trabalhando de auxiliar administrativo na Escola Estadual João Carneiro, aqui em Goiabeira e continuo este ano.

O sistema educacional vem acompanhando os avanços tecnologicos e os professores vem utilizando as diferentes ferramentas na sala de aula. Por falar nisso, o tema do meu TCC, será "o uso das tecnologias da comunicação no processo de ensino aprendizagem das escolas publicas de Coité". Na verdade um seleto grupo de escolas. A minha experiencia motivou a escolha . Eu e meu colega de curso, Rilzimar Carneiro, faremos um documentário como produto para o Trabalho de Conclusão de Curso.

Para entender como se processa o uso destes meios, os metodos e a influencia no aprendizado do aluno, bem como este lida com as novas tecnologias, será preciso pesquisar, entrevistar os envolvidos no citado processo: os proprios alunos e os professores.


Mas, percebe-se que o uso dos computadores nas lan houses e nas residencias tem uma finalidade: jogar ou acessar as midias sociais (orkut, msn, facebook, twitter, etc.). Isso é normal e aceitável. Se torna um problema quando compremete os estudos. Muitos alunos, talvez a maioria, quando vão fazer uma pesquisa sugerida pelo professor, apenas copiam e colam (control C + control V)  e não leêm os textos. Outros já fazem a cópia da cópia. Vale ressaltar, que não são todos, há excessões.

Isso é reflexo do sistema de notas. O aprendizado medido por notas objetivas e quantitativas é um defeito do sistema educacional. O aluno ainda tem uma terceira chance com o Conselho de  Classe, que na minha visão é desnecessário. É uma politica de Estado pra não reprovar aluno nenhum. O sistema que está ai, não estimula o debate, o pensamento reflexivo. Decorar basta. Quando ingressa na universidade, de forma genérica, o aluno não está preparado para discutir ideias e para se expressar com mais segurança. É bastante admissível que, a educação tenha avançado, em comparação há três ou duas décadas anteriores. Um reformulação nas disciplinas , seria ao meu ver, um passo relevante. Como por exemplo, incluir Educação Financeira, Politica, Midia e Atualidades na grade curricular.


Cabe a nova geração de professores, a dificil tarefa de mudar este cenário, usando as novas tecnologias da comunicação.

 Talvez seja o desafio desta nova década, para os profissionais da Educação.


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