terça-feira, 26 de julho de 2011

terça-feira, julho 26, 2011 - 2 comments

CBF E GLOBO , TUDO A VER!

Presidente da CBF há 22 anos, Ricardo Teixeira concedeu uma entrevista (polêmica) a Revista Piauí, no inicio deste mês, na qual mostra sua face de autoritarismo, arrogância e coronelismo. O mandatário do futebol brasileiro ignora as suspeitas de corrupção exibidas pela TV Record, alegando: “Que porra as pessoas têm a ver com as contas da CBF”. Teixeira é acusado de receber propina de uma empresa de marketing esportivo e teria contas na Suíça.
A parceria Globo/ CBF é um grande desrespeito ao torcedor: jogo com direito de transmissão do Globo dia de quarta, só depois da novela. O cidadão tem que acordar cedo no dia seguinte, se quiser ver o jogo chega a casa bem tarde da noite. Como assim general Teixeira? A sociedade tem que saber das contas da CBF. É da nossa conta. Quem paga os ingressos dos jogos? Quem compra os produtos estampados na camisa da seleção? E também se não tiver audiência da televisão, os patrocinadores não vão divulgar suas marcas ou diminuir os valores. Portanto é um afrontamento ao torcedor brasileiro, que por vezes chora e sorri pela seleção brasileira, certamente por patriotismo (reflexo da política integração nacional instalada no país durante a ditadura militar), sobretudo por paixão pelo futebol, esporte marcante da nossa identidade cultural.
Certa vez, a Globo dedicou um “Globo Repórter” para denunciar as fraudes da CBF e expor as propriedades do dirigente compradas supostamente com dinheiro de propina. Como retaliação, Teixeira marcou um jogo da seleção contra a Argentina em horário nobre da TV. Isso significou prejuízo para os cofres da TV Globo. A emissora teve que recuar. E mais sob interesses, teve que se aliar. Depois desta edição do Globo Repórter, não se noticiou nenhuma corrupção da CBF. Por quê? Por que a Globo tem os direitos de transmissão dos jogos da seleção e do Brasileirão. Prevalece o ditado popular ‘uma mão lava outra’. Quando indagado sobre as denuncias de corrupção, o dirigente afirma com arrogância: “Só vou ficar preocupado, meu amor, quando sair no Jornal Nacional.” Ou seja, enquanto durar a relação (Globo e CBF, tudo a ver!) tão cedo, Wiliam Bonner vai chamar uma matéria contrária ao general Texeira. Afinal, há uma guerra midiática que envolve esse contexto: Globo x Record. E o dirigente é objetivo, quando atesta com prepotência: “Quanto mais tomo pau da Record, fico com mais crédito com a Globo.”
A Copa do Mundo vem ai. O chefão já declarou que só terá acesso vip quem ele quiser. A FIFA, que por sua vez também está sob mira de denuncias de corrupção, decidiu que estudante não terá direito a pagar ‘meia-entrada’ nos jogos da Copa. Os atrasos das obras de reforma e construção de estádios remetem à suspeitas de fraudes nas licitações. Uma CPI está sendo articulada para ouvir Ricardo Teixeira. Certa vez, deputados retiraram assinaturas para instauração da Comissão, depois de uma “visita” do mandatário. Desta vez, por pressão da “bancada da bola” Teixeira será investigado. Mas, não é surpresa se não tiver nada, se não acusá-lo, como ele garante soberbo na entrevista.
A imagem do país no exterior tem um arranhão, pois há mais de duas décadas mantém Ricardo Teixeira, como afirma o jornalista inglês que investiga as tramas nos bastidores da CBF com empresas de marketing esportivo. Até quando os brasileiros vão ter que aturá-lo no comando do nosso futebol? Até sair nas ruas, articular um movimento nos moldes dos caras pintadas que tirou Collor da presidência e pressionar com a campanha“FORA TEIXEIRA”.

2 comentários:

Concordo plenamente com voce Theo, e falando em programação da serie A, vc poderia me explicar como funciona a escolha de qual jogo será transmitido?Pois não consigo entender qual o criterio que é utilizado pela CBF e pelas emissoras...

Por favor, mande para o meu e-mail:
pauloricardotrajano@yahoo.com.br


Obrigado

Parabéns pelo seu artigo, de fato, acho muito mais fácil, em se tratando de futebol, o povo ressuscitar um movimento parecido com os dos supostos "caras pintadas" do que se a proposta fosse em se tratando de politicagem corrupta ou valores humanos. É uma pena. Acerca do "monopólio" da rede globo e sua relação com a CBF só podemos lamentar, uma vez que a globo parece querer insistentemente manter-se como único canal que transmita o melhor "panis et circensis" que o povo quer ver, o futebol. Parabéns, convido-lhe a visitar meu blog internaciaa.blogspot.com. E reitero a importância do povo acordar dessa apatia profunda, pois não a podemos tolerar, pena que o Brasil é a terra da tolerância pro lado positivo e negativo.

Postar um comentário